VPN – Virtual Private Network
Rede Privada Virtual ou Virtual Private Network é uma conexão utilizando a infraestrutura de uma rede pública (internet) há uma rede privada (escritório). Ela utiliza em uma ponta um servidor com o serviço de VPN configurado e na outra extremidade o cliente para “fechar” a conexão com o serviço.
Em alguns casos, podemos realizar a conexão VPN ponto a ponto, que nada mais é do que interligar duas redes públicas através de servidores com o serviço de VPN em suas extremidades. Como por exemplo, interligar a rede matriz com a rede filial para disponibilizar recursos a todos os colaboradores como se estivessem fisicamente em uma única rede.
Para que serve a VPN?
Resumidamente, podemos dizer que é uma forma segura de acessar informações remotamente, sejam elas arquivos, um ERP ou sistema financeiro, sem a necessidade de estar “fisicamente” na mesma rede.
Quais são os benefícios da VPN?
Podemos dizer que dentre as inúmeras vantagens que essa solução apresenta, as de maiores destaques são a mobilidade e segurança. A mobilidade, pois você pode ter funcionários acessando os conteúdos (arquivos, ERP, planilhas) internos da sua empresa sem a necessidade de locomoção até o escritório e a segurança pois ao criar um “tunel” VPN você não disponibiliza os seus sistemas diretamente na internet, isso evita tentativas de invasão muito comum à esse tipo de informação disponibilizada.
Mas é seguro acessar informações da empresa através da VPN?
Sem dúvida alguma. A segurança se deve a dois fatores, sendo:
- Nenhum conteúdo de sua empresa precisa ser publicado na internet, então fica mais difícil de pessoas mal intencionadas tentarem invadir alguma aplicação da sua empresa.
- Você adiciona um segundo nível de autenticação às suas aplicações, uma vez que a conexão VPN precisa de uma par de chaves para criar a criptografia e de um usuário e senha para validar as chaves, ou seja, será preciso primeiro se autenticar na VPN e só depois autenticar no sistema da sua empresa propriamente dito.
Qualquer um pode ter a VPN?
Depende, a instalação do “cliente” para acessar uma rede VPN já configurada em um servidor pode ser feita em qualquer sistema operacional, Mac, Windows, Linux. Já o servidor precisa de software especifico e muito bem configurado para não causar problemas ao invés de facilitar.
Veja este caso de sucesso na implementação da VPN ponto à ponto utilizando um tunnel VPN IPSEC