Os benefícios da Gestão da TI estão diretamente relacionados ao uso efetivo dos recursos de TI para que sejam diferenciais competitivos para o negócio.
Você sabe quantos notebooks ou desktops ativos possui em sua organização?
Destes dispositivos quantos Você tem estoque e prontos para uso?
Essa é uma situação muito corriqueira nas organizações, onde o mais importante do que saber quantos dispositivos possui em estoque, é saber se aquele notebook está apto a ser utilizado pelo executivo que será contratado nas próximas semanas. Esse seria o Controle de Ativos a ser realizado pela Gestão de TI em conjunto com o Planejamento Estratégico de TI para validar se a organização possui os ativos de TI adequados e devidamente alocados.
Existem recursos de TI contratados e disponíveis (Office 365, Google Workspace, Sistema e etc) que não está conseguindo usar adequadamente?
Quando você tiver a sensação de que o investimento na adoção do Office 365 para uso dos e-mails, arquivos em nuvem e das ferramentas de colaboração não estão oferecendo o retorno esperado, isso é um forte indício de que não houve um acompanhamento na escolha e treinamento, com acompanhamento para melhoramento dos processos internos.
As métricas e análises dedicadas à gestão da TI ou estudos de terceirização de serviços de TI em uma empresa, devemos considerar a importância em delegar algumas responsabilidades para essa área, que passam por:
- Segurança da informação;
- Gerenciamento na Prevenção e solução de problemas;
- Otimização dos processos internos;
- Melhorias constantes da infraestrutura da empresa;
- Desenvolvimento de sistemas produtivos e inteligentes;
- Dar suporte para atender as metas e aos objetivos do negócio;
- Elaboração de relatórios com dados relevantes para o gerenciamento da empresa.
Por onde começa a Gestão de TI da sua empresa?
A organização de todas essas responsabilidades se inicia com o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico de TI, permitindo definir os objetivos, metas e o tempo de execução de cada uma das etapas. Essa deve ser a primeira tarefa a ser realizada para uma boa Gestão de TI, por isso, se você ainda não fez, se planeje para fazer agora mesmo.
Como realizar o Planejamento Estratégico de TI, fale agora com um especialista!
A gestão de TI também deve organizar os recursos de TI que irão atender toda a organização, nos quais incluem hardware (desktops, notebooks, servidores e etc), infraestrutura (Firewall, Switches, cabeamento, Wi-Fi) e todos os recursos de TI interno (impressoras, sistemas, Wi-Fi) e recursos de TI externos, isso é, oferecidos e gerenciados por empresas terceirizadas (sistemas ERP, sistemas financeiros, CRM e etc).
A segurança da informação também faz parte da Gestão de TI?
Garantir a segurança da informação é uma função de grande relevância na Gestão de TI,, protegendo contra ameaças internas e externas que inicia com a implantação de uma solução de Firewall como barreira de proteção externa, antivírus nas estações e servidores, projeto de backup de todos os dados armazenados pela organização, atrelado a um projeto de contingência principalmente aos recursos críticos utilizados pela organização.
A Gestão de TI é responsável pela LGPD, gestão de contratos e inovação?
Sim, a Gestão de TI é responsável por tudo isso. Para uma completa Gestão da TI, todo esse ecossistema deve estar em conformidade com leis e regulamentos (LGPD / ISO e etc), atrelado a gestão dos contratos e prestadores de serviços, bem como uma cultura de inovação e aprimoramento das tecnologias e recursos utilizados pela organização.