Seis semanas se passaram e, como de costume, a Mozilla liberou mais uma grande atualização para o Firefox. O navegador ganhou melhorias de segurança, a barra de endereços ficou mais inteligente e os usuários do OS X Lion ganharam o modo de tela cheia. Poucos dias após o anúncio do fim do desenvolvimento ativo do Thunderbird, a Mozilla liberou uma pequena atualização para o cliente de email.
Na nova versão, 14.0.1, o Firefox utiliza por padrão a versão segura do Google, com dados criptografados por SSL. A barra de endereços sumiu com o ícone das páginas, que agora está presente apenas na lista de abas. No lugar do favicon, a Mozilla mostra o famoso cadeado de segurança para indicar se um site possui conexão segura ou não – aquele fundo verde, que aparecia nas versões anteriores, saiu de cena.
Outra novidade é o click-to-play. Com a função ativada, plugins como Flash e Java carregarão somente quando o usuário clicar em cima do local onde o conteúdo deveria aparecer. É uma opção que pode ajudar a evitar travamentos inesperados ou, no caso dos notebooks, consumo excessivo de bateria. Para ativar o recurso, acesse o about:config, procure pela opção plugins.click_to_play e troque o valor para “true”.
Exibição de conteúdo em Flash? Só quando o usuário autorizar | Clique para ampliar
Entre novos recursos e correções, o Firefox 14 possui suporte ao recurso de exibição em tela cheia do OS X Lion, autocompletar de URLs na Awesome Bar, implementação de novas APIs, correções de segurança e melhorias na renderização de JavaScript e GIF. Problemas conhecidos ainda não foram resolvidos, como o travamento ao abrir o Firefox com um perfil bloqueado e a rolagem lenta no Gmail em certos casos. A lista completa de correções e novidades pode ser encontrada no changelog oficial.
Visual do Firefox 14 continua o mesmo das versões anteriores | Clique para ampliar
Se você é bem atento, deve ter percebido que a Mozilla quebrou uma tradição e pulou a versão 14.0 do Firefox, indo direto para a 14.0.1. A explicação para isso é bem simples: a Mozilla quis sincronizar o número do Firefox com o Firefox para Android, que atualmente está na versão 14.0.1. Só isso.
O cliente de email Thunderbird recebeu uma atualização e, como esperado, não ganhou nenhuma novidade visível. A Mozilla encerrou o desenvolvimento ativo do Thunderbird para focar em outros projetos, como o navegador Firefox e o sistema operacional Firefox OS, que deve começar a aparecer nos celulares lançados no primeiro trimestre de 2013. A partir de agora, o Thunderbird receberá basicamente correções de falhas de segurança, então não espere recursos novos.
O download do Firefox 14.0.1 está disponível para Windows, Linux e OS X. A nova versão do Thunderbird pode ser encontrada na página oficial do aplicativo. Se você possui o Firefox instalado, basta esperar pela atualização automática.
Por Paulo Higa (Tecnoblog)