Uma boa política e solução de backup precisa seguir as normativas que garantem segurança e eficiência. Realizar a gestão de backup é uma tarefa complexa e a terceirização do serviço é uma saída mais prática do que dedicar um analista interno e capacitá-lo para a atividade.
Os principais motivos que sugerimos que realize uma boa Gestão de Backup, se deve a:
- Ataques cibernéticos como Malware, DDoS, Distributed Denial of Service (Ataque de Negação de Serviço) e Ransomware;
- Falha humana;
- Roubos;
- Acidentes com equipamentos;
- Quedas de energia;
- Ataques terroristas ou ameaças;
- Acidentes industriais;
- Desastres naturais.
O backup é uma solução que precisa acompanhar o crescimento da sua empresa, ou seja, ele precisa ter escalabilidade. E para isso, sugerimos algumas regras essenciais que devem ser revisadas constantemente:
- Dimensione os seus dados
- Avalie a periodicidade que os dados são alterados
- Defina o local do backup
- Escolha um software de gerenciamento
Para o meio empresarial, atualmente investir no backup em nuvem é uma solução das mais recomendadas, pois não necessita de drivers físicos, tendo em vista que os dados ficam armazenados em servidores online. Para tanto, é necessário realizar um estudo para certificar que a empresa possua uma conexão com a internet estável e rápida o suficiente para transmitir o volume de informações a serem transmiditas para o backup.
A restauração do backup é um fator muito importante que está diretamente vinculado ao local onde o backup será armazenado, devendo ser avaliado com muita atenção, pois muitas vezes irá determinar quanto tempo a sua operação irá ficar parada.