Alguns clientes nos perguntam sobre a função de bloqueio de paginas da internet, principalmente de sites de vídeos e redes sociais.
Em um primeiro momento, sempre apresentamos a solução Init Net, conhecida como IIS – Init Internet Server, que através dos recursos de firewall e controle de acesso avançada, permite bloquear sites, aplicações e também tipos de arquivos.
Muitas vezes parece que estamos “empurrando” um novo produto para nossos clientes e sempre tem aquele que ouviu o sobrinho do vizinho, comentar que ele bloqueia o Facebook em casa com um roteador domestico.
Existe essa possibilidade? Sim. Funciona? Depende. É confiável? Não muito. Porque vocês não fizeram antes? Simples, porque são alternativas de bloqueio limitadas e podem ser realizadas de duas formas mais comuns:
1 – Alterando o arquivo host:
a. O primeiro passo é abrir o Windows Explorer e ir até a pasta C:\Windows\System32\drivers\etc. Dentro dela você encontrará um arquivo chamado hosts, que teremos que modificar.
b. Coloque o cursor no final da última linha (que deve começar com 127.0.0.1 ou ::1) e tecle Enter para adicionar uma nova linha. Digite 127.0.0.1, seguido de um espaço e o endereço do site que deseja bloquear. Por exemplo, se quer bloquear o acesso ao YouTube digite www.youtube.com após o espaço.
Exemplo do arquivo hosts, com dois sites “bloqueados” ao final
c. Se quiser bloquear mais sites, adicione novas linhas seguindo o mesmo esquema: 127.0.0.1, espaço e o endereço do site.
d. Salve o arquivo (clicando em Arquivo/Salvar) e pronto. Ignore avisos do seu software anti-vírus, que pode confundir sua modificação com a ação de um malware (que, às vezes, usa a mesma técnica para redirecionar acessos a um site legítimo para uma cópia sob o controle de malfeitores).
2 – Bloqueando sites no roteador:
Para bloquear sites no roteador, acesse as configurações do seu roteador que geralmente é o gateway da sua conexão de rede. As configurações podem mudar de um modelo para o outro, mas basicamente são:
Entre em Configurações Avançadas – Filtro de websites.
Você pode adicionar os sites, um à um na lista, limitados ao máximo de 40 sites. Isso é um grande problema, uma vez que se você quiser bloquear por exemplo o Facebook, é necessário bloquear o facebook.com e o facebook.com.br.
As diferenças entre alternativas de bloqueio de sites e uma solução de gerenciamento de internet é a solução permite:
- Bloquear sites por URL (www.youtube.com.br)
- Bloquear sites por palavra-chave (Facebook, bate-papo, chat e etc)
- Criar Grupos (ex: grupo operacional com acesso limitado, grupo diretoria acesso liberado).
- Bloquear acesso total a uma determinada estação
- Bloquear acesso a aplicações (MSN, SKYPE e etc)
- Bloquear download de arquivos (.PPT, .PPS, .EXE)
Caso queira saber mais sobre as soluções de gerenciamento de internet, entre em contato e converse com um de nossos consultores.