A Microsoft confirmou que será oferecida a atualização gratuita para o Windows 10 à usuários que realizarem a atualização no primeiro ano de lançamento.
Após o primeiro ano, esta atualização será cobrada (Até o momento o valor da licença do Windows 10 não foi divulgado). O upgrade gratuito do Windows 10 poderá ser feito em equipamentos com Windows 7 Service Pack 1 (SP1) e Windows 8.1 Update. As versões Windows 7 Enterprise, Windows 8/8.1 Enterprise e Windows RT/RT 8.1 estão excluídas da atualização.
A atualização para o Windows 10 pode parecer o melhor dos cenários, uma vez que o processo de atualização apresenta-se muito simples de ser realizada. Porem, a Init Net aconselha que antes de iniciar a atualização para o Windows 10, tenha os seguintes cuidados, principalmente em ambientes corporativos:
Requisitos do Sistema para o Windows 10
A Microsoft informa que os requisitos mínimos para instalação do Windows 10 são:
[arrow_list]
- Processador com clock de 1GHz ou mais rápido
- 1GB de memória RAM para a versão 32 bits ou 2GB para a versão 64 bits
- 16GB de espaço livrem disco
- Placa de vídeo compatível com DirectX 9 e driver WDDM
- Conta da Microsoft (ex-Windows Live ID) e acesso à internet
[/arrow_list]
Mas todos sabemos que estes são os requisitos mínimos para INSTALAÇÃO e não UTILIZAÇÃO. Isto é, não pense que ao instalar o Windows 10 em um computador com os requisitos mínimos acima, você conseguirá utilizar todos os recursos, abrir programas e etc. Por isso, avalie as configurações do seu equipamento.
Conexão com a Internet de alta velocidade
O equipamento a ser atualizado para o Windows 10 deve estar conectado a uma internet de alta velocidade, uma vez que o arquivo para atualização do Windows 10 (versão preview) possui o tamanho aproximado de 2,9G (O tamanho deste arquivo pode mudar após o lançamento do Windows 10 definitivo).
Em ambientes corporativos, o download do arquivo de atualização durante o expediente pode prejudicar a performance da internet para os demais usuários, principalmente em redes que não possuem a solução de Load Balancing.
Backup para Atualizar Windows 10
Devo fazer o backup antes de atualizar para o Windows 10?
A Init Net aconselha que sim, você deve realizar o backup.
Pois se no momento da atualização ocorrer algum erro, incompatibilidade de hardware ou do sistema operacional em utilização, a instalação do Windows 10 será cancelada e revertida para o sistema operacional anterior. Durante esta reversão, arquivos armazenados no disco podem corromper.
Conclusão:
Você deve estar se perguntando se deve ou não atualizar seu equipamento para o Windows 10.
A Init Net aconselha que não seja feita a atualização do Windows 10 neste primeiro momento, principalmente para equipamentos em ambientes corporativos. Aguarde o lançamento do Windows 10 definitivo e se possível o Service Pack do Windows 10 que normalmente oferecerá correções e melhorias ao sistema.